Wine Brands Brasil

MINHAS COMPRAS

Queijos

A idéia de que queijos e vinhos formam um par perfeito é um equívoco. Nem sempre é simples encontrar as melhores combinações e há muita desinformação a respeito. Queijos podem harmonizar tanto com tintos e brancos, dependendo de seu frescor, estilo, sabor, pungência e maturação. Uma fondue (sim, fondue é substantivo feminino) vai bem com brancos secos, frescos e ácidos, como Riesling. Mas também podem ser boa companhia um tinto bem leve, como um Pinot Noir do velho mundo. Roquefort e Gorgonzola, queijos gordos, cremosos e de sabor pungente, pedem harmonização por oposição, e nesse caso são ótimas opções os brancos doces de colheita tardia ou mesmo vinhos mais ricos e complexos (e caros), como Tokajis e Sauternes.

Queijos frescos e leves pedem brancos aromáticos e frescos, como Gewürztraminer, Riesling, Moscatel e Malvasia. Queijo de cabra pede brancos frescos como o Sauvigon Blanc, ou uma casta mais sutil e de aromas mais discretos, como Sancerre. Camembert e Brie, queijos cremosos, gordos e de sabor mais complexo, harmonizam melhor com tintos de corpo médio e não muito tânicos, como o Merlot ou Syrah. Quanto mais cremoso o queijo, mais fresco e ácido deverá ser o vinho, como um Chardonnay ou Riesling. Mascarpone e Mozzarella também pedem vinhos jovens e frescos, como Rieling, Chardonnay ou Pinot Grigio. Queijos mais suaves, como Gruyère e Emmental pedem brancos leves, como Chasselas, Pinot Grigio, Sauvignon Blan ou Chardonnay fresco e sem madeira. Também combinam com tintos leves e pouco tânicos, como Pinot Noir, Gammay ou Barbera.

Por outro lado, quanto mais duro o queijo mais tânico poderá ser o vinho - o que não significa que um belo naco de parmesão, picante e encorpado, não possa ser boa companhia a um branco aromático e complexo, como brancos da potente casta Furmint.

Em uma festa de queijos e vinhos, devido a variedade de queijos disponíveis, é inviável buscar a harmonização "queijo a queijo vinho por vinho", então recomenda-se eleger dois tintos e dois brancos ecléticos, que posasm combinar com a maioria dos queijos disponíveis.

Assine a nossa Newsletter e receba ofertas exclusivas