Frescobaldi Pomino Spumante Leonia Brut D.O.C. - 2015

92
Wine Enthusiast
Impressão

Calcule o valor do frete e prazo de entrega para a sua região

Por: R$ 683,00ou X de

adicionar à wishlist

Unidades

-
+
restam poucas unidades
Imagem de teste Video

Você também pode gostar

Últimos vistos por você

Especificação

Descrição



















Conteúdo 750ml
Safra 2015
Tipo Espumante




Elaboração


A colheita ocorre manualmente em caixas de 15 kg nas horas mais frias do dia. Uma vez na adega, as uvas são submetidas a uma prensagem lenta e suave, que permite a extração do mosto do coração das uvas. Uma vez obtida a cuvée, é realizado uma clarificação a frio de 12 horas, que permite a limpidez decisiva na criação de uma harmonia qualitativa que caracteriza nosso Leonia Brut. Este processo é seguido por fermentação alcoólica lenta e controlada, principalmente em aço inoxidável a 16° C; apenas uma pequena porcentagem (15-20%) é usada em barricas de carvalho francês, parcialmente novas e parcialmente de primeira passagem. No mês de março seguinte à colheita, as várias cuvées são unidas, seguidas da dosage (adição de liquer de tirage) e segunda fermentação na garrafa, com envelhecimento nas borras por 30 meses. A operação termina com remuage e dégorgement seguido de um refinamento adicional na garrafa.















Uva 80% Chardonnay e 20% Pinot Noir.
Teor Alcoólico 12,5%
Amadurecimento




Produtor


A história da família Frescobaldi inicia ha mais de mil anos e está intimamente ligada à história da Toscana. No auge da Firenze medieval, eles se tornaram tesoureiros da coroa inglesa. Pouco mais tarde, com o florescer do Renascimento, tornaram-se mecenas de grandes obras em Firenze, como a construção da ponte Santa Trinitá e da Basílica Santo Spirito. Ha 700 anos, a familia Frescobaldi conjuga tradição, experiência e inovação. Sempre foram muito visonários e a frente de seu tempo. Já em 1300, durante o exílio de Dante Aliguieri, o amigo e poeta Dino Frescobaldi, o ajudou a reaver os primeiros 7 cantos da Divina Comédia, permitindo assim que ele pudesse terminar a obra. Em 1700, as célebres composições barrocas do musicista Girolano Frescobaldi se difundiram pela Europa. Com essa mesma visão, em 1855 introduziram na Toscana os primeiros vinhedos de castas francesas, até então desconhecidas, entre as quais estavam Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir e Chardonnay. O século 20 foi marcado pelo trabalho de Vittorio, Ferdinando e Leonardo Frescobaldi, que contribuiram ativamente para elevar a Toscana a uma posição de excelência no cenário vitivinicola. Seu objetivo é que cada vinícola da familia possa expressar seu melhor potencial, sua personalidade unico, respeitando a natureza e autenticidade de seu terroir.















País Itália
Região Toscana
Vinícola Rufina - Pomino




Serviço










Temperatura de Serviço Servir à temperatura de 10°C




Impressões do Sommelier





















Apresentação Expressão inconfundível do Pinot Noir em Pomino. É um vinho que incorpora a singularidade deste território, adequado a variedades que expressam seu estilo e elegância. Pinot Noir Pomino é a representação de um delicado bouquet floral frutado e acompanhado por notas de especiarias bem equilibradas.
Notas de Prova “Esse é um vinho que expressa o desejo de seguir novos caminhos, corajosos e determinados, com um caráter expressivo e elegante, assim como a minha tataravó Leonia, que me inspirou em minhas escolhas inovadoras. Foi ela quem plantou videiras francesas em Pomino, vinificando-as na primeira adega por gravidade italiana, recebendo a medalha de ouro na Paris Expo, em 1878.” Lamberto Frescobaldi.
Harmonização


TipoEspumante
PaísItalia
RegiãoToscana
ProdutorFrescobaldi
UvaChardonnay, Pinot Noir
Volume750 ml
Sub-RegiãoRUFINA - POMINO